terça-feira, 14 de julho de 2009

CineMúsica celebra a tradição clássica em 2009

Conservatória realiza de 4 a 7 de setembro a 3ª edição do CineMúsica.


O Festival CineMúsica, nas suas duas edições realizadas, demonstrou grande fôlego e conquistou prestígio, recebendo várias pré-estreias nacionais e número significativo de presenças da área cinematográfica, entres cineastas, diretores, produtores, especialistas em som de cinema e mixagem e atores.


Com uma vertente nostálgica que combina com Conservatória, a cidade das serestas onde se realiza: celebra os cinemas de rua, tradição que está muito bem representada pelo Cine Centímetro, uma réplica perfeita do saudoso Metro Tijuca, que não só homenageia o cinema enquanto arte como torna-se um dos palcos privilegiados do CineMúsica, ao abrigar pré-estréias, sessões especiais e debates.


Após celebrar o “choro brasileiro” em 2007, movimentar Conservatória em 2008 com a temática “samba e carnaval”, com direito a presença do musical cênico Sassaricando – E o Rio inventou as Marchinhas e da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis na cerimônia de encerramento, o CineMúsica celebrará a “tradição clássica” em 2009, homenageando os 50 anos de morte de Villa Lobos com as suas cirandas em concertos sinfônicos, cênicos e cortejos e os 100 anos de nascimento de Carmen Miranda com muita música e dança.


O evento recupera o trabalho de compositores eruditos que se dedicaram à composição de trilhas musicais para cinema e criaram a tradição do setor no Brasil. São nomes como Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Cláudio Santoro e Heitor Villas Lobos, seguidos pelos maestros Lyrio Panicalli, Gabriel Migliori e Enrico Simonetti. Representantes da vertente nacionalista da música erudita, esses compositores se valeram dos temas, ritmos e instrumentos da musicalidade popular e encontram no cinema em espaço adequado de aplicação de suas idéias, já que a sétima arte tinham nos anos 40 e 50 enorme apelo popular. Síntese dessa convergência são os maestros e compositores Radamés e Alexandre Gnatalli, este último a Personalidade Sonora do Cine Música 2009 e grande homenageado do festival. Serão exibidos clássicos como “O Canto do Mar” de Alberto Cavalcanti, música de Cláudio Santoro, e “O Cangaceiro” de Lima Barreto, música de Gabriel Migliori.


O festival terá este ano um número maior de filmes contemporâneos, sempre voltados para o universo da música e também homenageará profissionais do campo do som, como o mixador Carlos Della Riva, responsável por grande clássicos do Cinema Novo brasileiro, como “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, e “Os Herdeiros”, de Carlos Diegues.

Na composição de sua programação, o CineMúsica contempla sempre o público infantil e a rede pública municipal de ensino, que utiliza o cinema como ferramenta pedagógica. As sessões infantis acontecem o Cine-Tela Brasil, oferecimento do grupo CCR, patrocinador ao evento. O público universitário tem sessão especial com debate e pode também acompanhar a série de entrevistas “Direto do Set”.


Promovido pela Casa de Cultura de Conservatória - presidente Sérvio Consentino -, o CineMúsica se credencia pelo nível dos seus patrocinadores. CCR NovaDutra e CCR Ponte, o Grupo MPE, a Light S.A., a Eletrobrás, a Petrobras e o Governo do Estado, através do Vice-Governador Luiz Fernando Pezão, prestigiam esse Festival, certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet/Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.


Em 2009, após duas edições de muito sucesso, o CineMúsica busca consolidar-se de uma vez por todas no calendário de festivais cinematográficos do Brasil. Para isso, contará, mais uma vez, com uma programação que mescla aguardadas pré-estreias com clássicos do cinema brasileiro, especialmente selecionados pelo curador do Festival, o professor e pesquisador Hernani Heffner.


Único festival brasileiro dedicado ao universo do som no cinema, o CineMúsica premiará os filmes que se destacaram em desenho, efeitos e mixagem de som, captação e edição de som, e trilha sonora, em 2009.


“Apesar da noticiada ‘crise’ confiamos em sucessivos sucessos do CineMúsica. O tema dessa 3ª edição por certo se realizará por todos os festivais vindouros: Clássico. CineMúsica, o clássico dos festivais”, destaca Ivo Raposo Jr., Presidente do Festival e responsável pela construção e manutenção do Cine Centímetro. Palco das principais pré-estreias do CineMúsica, o Centímetro se junta ao Cine-Tela Brasil e à Praça da Matriz – Cine como os pontos de exibição do festival.


Além de quatro dias de muito cinema e música, a população e os visitantes de Conservatória poderão conferir ainda o Sabor CineMúsica, evento gastronômico que integra a estrutura do CineMúsica, com coordenação e curadoria de Maria Lúcia Cautieiro Jardim,e Sheila dos Santos Valle.


O CineMúsica é, sem dúvida, um festival completo porque reúne várias artes: o cinema, a música, a arte cênica, a dança e a gastronomia. Cinéfilos, artistas e gourmets terão, portanto, grandes oportunidades de ver bons filmes, assistir shows, concertos sinfônicos e ainda, degustar cardápios novos e criativos, ligados à temática do cinema.